Plantas que ajudam no ciclo da mulher

As mulheres foram desenvolvendo ao logo da história as suas próprias terapias com plantas, sendo que com a modernidade foi sendo substituídas por medicação alopática – comprimidos para combater as dores da menstruação,  pílulas contraceptivas, etc.  .Um grande exemplo é a menopausa que começou a ser vista como uma doença.  Cada vez mais mulheres são incapazes de conviver com os seus ciclos. Mulheres quem nunca pensou Mestruação?! NÃOO!

Levando a conversa para a plantinhas, existem diversas que nos podem suavemente ajudar a equilibrar os nossos incómodos. Existem centenas de produtos naturais que podemos consumir para regular os ciclos menstruais, mas antes de os consumiremos em grandes quantidades é bom estudar os seus efeitos secundários, pois muitos também reagem no nosso organismo com componentes que não desejamos.

Menstruações irregulares – É muito comum, existem mulheres que apenas tem 6 ou 7 períodos ao ano quando normalmente segundo o ciclo são 11 a 13. São inúmeros os factores que causam menstruação irregular como: ganho de peso, má alimentação, consumo excessivo de álcool e cafeína e uma vida cheia de stress.

Alimentos que podem ajudar a regular a menstruação:

Canela: Ajuda a regular os ciclos, muitas mulheres tomam chá de canela para adiantar 1 ou 2 dias a menstruação (e já agora também ajuda a controlar os diabetes). Pode ser preparado um chá de canela ou consumir um copo de sumo de limão com canela. ATENÇÃO À CANELA: (nunca ultrapassar meia colher de chá de canela por dia) aumenta a frequência cardíaca, em crianças pode haver intoxicações. Na comunidade no Brasil onde estive durante 3 meses, as mulheres usavam o chá de canela em grande quantidades como como abortivo por contrair as músculos do úteros.

Cenoura: Usada em forma de sumo ou cru, ajuda também a regular os ciclos, devido à sua grande quantidade de nutrientes, tente incluir nas refeições diariamente.

Sementes de erva-doce: Estas ajudam a regular os desequilíbrios hormonais. Por conter estrogénio, equilibra o sistema reprodutor feminino.

Salsa: Integrada na nossa cozinha diariamente também é um alimentos que equilibra os nosso ciclo menstrual.

Segue uma lista de plantas que nos pode provocar a menstruação e que tem função de regular o ciclo menstrual. Devem ser evitadas durante a gravides por muitas provoca o aborto.

Avenca; Zimbro; Aneto; Manjericão-roxo; Arruda; Artemísia; Losna; Salva; Poejo; Loureiro; Mil-folio; Aloés; Sanolina; Calêndula; Açafrão e pimenta-do-reino.

E as terríveis dores? 

Há vários tipos de dores: cólicas no início, dores fortes e persistentes imediatamente antes e dores espasmódicas que procedem a hemorragia.Em muitos casos fazer exercício ou um pequeno passeio a pé ajuda muito mais que o tradicional saco de água quente. Evitar qualquer bebida com cafeína.  E as terríveis dores?

Receita 1: Para ajudar a relaxar os músculos pode fazer uma infusão de folhas de framboesa e uma parte igual de hipericão seco.

Receita 2: Infusão de calêndula, utilizar as inflorescências, adicionar água a ferver numa xícara para um colher de sobremesa da planta e beber duas vezes ao dia antes das refeições principais.

Receita 3: Na Inglaterra, a camomila é uma das ervas medicinais mais utilizadas para o tratamento de dores pré-menstruais, contém agentes antiespasmódicos muito fortes que relaxam os músculos tens aliviando a dor.

Receita 4: A infusão de gengibre ajuda a direccionar o sangue para a região pélvica e ajuda a aliviar as cólicas menstruais.

Receita 5: Mistura de ervas Bombastica para acabar com as cólicas menstruais.

  •  Camomila (1,5 colher de sopa)
  •  Erva-doce (1 colher de sopa)
  •  Alecrim (colher de sopa rasa)
  •  Canela (0,5 colher de chá)
  •  Gengibre (0,5 colher de chá)
  •  1 copo de água
  •  Mel

Triturar bem as ervas e adicionar água fervida para preparar a infusão. Tampe o recipiente e deixe-o aproximadamente de 10 a 15 minutos. Coe, e beba 4 vezes ao dia (o preparado dura até 8 horas). Beba um ou dois dias antes da menstruação e nos três primeiros dias.

 

Aromaterapia Pode recorrer a uma massagem abdominal relaxante em tornos do umbigo e para baixo, que tem efeito em libertar a dor e a tensão do baixo ventre. Os óleos mais utilizadas  são o gerânio, a camomila e o jasmim. Pode também adicionar estes óleos em banhos aromáticos.

 

Advertisements

2 Comments Add yours

  1. Elisabete says:

    Mais um conjunto de bons conselhos. Muito úteis. Obrigada Sara!!

    Liked by 1 person

    1. Obrigada:) em breve mais novidades

      Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s