As mulheres foram desenvolvendo ao logo da história as suas próprias terapias com plantas, sendo que com a modernidade foi sendo substituídas por medicação alopática – comprimidos para combater as dores da menstruação, pílulas contraceptivas, etc. .Um grande exemplo é a menopausa que começou a ser vista como uma doença. Cada vez mais mulheres são incapazes de conviver com os seus ciclos. Mulheres quem nunca pensou Mestruação?! NÃOO!
Levando a conversa para a plantinhas, existem diversas que nos podem suavemente ajudar a equilibrar os nossos incómodos. Existem centenas de produtos naturais que podemos consumir para regular os ciclos menstruais, mas antes de os consumiremos em grandes quantidades é bom estudar os seus efeitos secundários, pois muitos também reagem no nosso organismo com componentes que não desejamos.
Menstruações irregulares – É muito comum, existem mulheres que apenas tem 6 ou 7 períodos ao ano quando normalmente segundo o ciclo são 11 a 13. São inúmeros os factores que causam menstruação irregular como: ganho de peso, má alimentação, consumo excessivo de álcool e cafeína e uma vida cheia de stress.
Alimentos que podem ajudar a regular a menstruação:
Canela: Ajuda a regular os ciclos, muitas mulheres tomam chá de canela para adiantar 1 ou 2 dias a menstruação (e já agora também ajuda a controlar os diabetes). Pode ser preparado um chá de canela ou consumir um copo de sumo de limão com canela. ATENÇÃO À CANELA: (nunca ultrapassar meia colher de chá de canela por dia) aumenta a frequência cardíaca, em crianças pode haver intoxicações. Na comunidade no Brasil onde estive durante 3 meses, as mulheres usavam o chá de canela em grande quantidades como como abortivo por contrair as músculos do úteros.
Cenoura: Usada em forma de sumo ou cru, ajuda também a regular os ciclos, devido à sua grande quantidade de nutrientes, tente incluir nas refeições diariamente.
Sementes de erva-doce: Estas ajudam a regular os desequilíbrios hormonais. Por conter estrogénio, equilibra o sistema reprodutor feminino.
Salsa: Integrada na nossa cozinha diariamente também é um alimentos que equilibra os nosso ciclo menstrual.
Segue uma lista de plantas que nos pode provocar a menstruação e que tem função de regular o ciclo menstrual. Devem ser evitadas durante a gravides por muitas provoca o aborto.
Avenca; Zimbro; Aneto; Manjericão-roxo; Arruda; Artemísia; Losna; Salva; Poejo; Loureiro; Mil-folio; Aloés; Sanolina; Calêndula; Açafrão e pimenta-do-reino.
E as terríveis dores?
Há vários tipos de dores: cólicas no início, dores fortes e persistentes imediatamente antes e dores espasmódicas que procedem a hemorragia.Em muitos casos fazer exercício ou um pequeno passeio a pé ajuda muito mais que o tradicional saco de água quente. Evitar qualquer bebida com cafeína. E as terríveis dores?
Receita 1: Para ajudar a relaxar os músculos pode fazer uma infusão de folhas de framboesa e uma parte igual de hipericão seco.
Receita 2: Infusão de calêndula, utilizar as inflorescências, adicionar água a ferver numa xícara para um colher de sobremesa da planta e beber duas vezes ao dia antes das refeições principais.
Receita 3: Na Inglaterra, a camomila é uma das ervas medicinais mais utilizadas para o tratamento de dores pré-menstruais, contém agentes antiespasmódicos muito fortes que relaxam os músculos tens aliviando a dor.
Receita 4: A infusão de gengibre ajuda a direccionar o sangue para a região pélvica e ajuda a aliviar as cólicas menstruais.
Receita 5: Mistura de ervas Bombastica para acabar com as cólicas menstruais.
- Camomila (1,5 colher de sopa)
- Erva-doce (1 colher de sopa)
- Alecrim (colher de sopa rasa)
- Canela (0,5 colher de chá)
- Gengibre (0,5 colher de chá)
- 1 copo de água
- Mel
Triturar bem as ervas e adicionar água fervida para preparar a infusão. Tampe o recipiente e deixe-o aproximadamente de 10 a 15 minutos. Coe, e beba 4 vezes ao dia (o preparado dura até 8 horas). Beba um ou dois dias antes da menstruação e nos três primeiros dias.
Aromaterapia – Pode recorrer a uma massagem abdominal relaxante em tornos do umbigo e para baixo, que tem efeito em libertar a dor e a tensão do baixo ventre. Os óleos mais utilizadas são o gerânio, a camomila e o jasmim. Pode também adicionar estes óleos em banhos aromáticos.
Mais um conjunto de bons conselhos. Muito úteis. Obrigada Sara!!
LikeLiked by 1 person
Obrigada:) em breve mais novidades
LikeLike