Receitas de plantas calmantes – Vai um calmantezinho?

Quem nunca foi aconselhado a beber um cházinho de Cidreira ou camomila para acalmar e dormir? Mas e a alface sabiam que nos provoca sono? Pode ser comida nas saladas durante o jantar ou se quisermos um efeito mais BOOM, preparem um sumo das folhas e talos antes de dormir.

Existem inúmeras plantas com propriedades calmantes para além da tradicional camomila e cidreira. Que tal uma chávena de mistura de ervas ao deitar em vez de um comprimido?

Podem usar: angélica; Artemísia; Pilriteiro; Calaminta; Papoila; Eucalipto; Funcho; Visco; Alface (sumo); Alfazema; Manjerona; Matricária; Laranjeira (flores); Santolina; salva; Tília; maracujá; Camomila e Valeriana (raiz). Todas estas plantas são muito fáceis de encontrar em Portugal, porque não começar a trocar entre família e amigos e criaremos uma farmácia diferente em casa?

As plantas calmantes atuam sobre o nosso sistema nervoso e atenuam a excitação, tendo os seguintes efeitos:
Sedativas – acalmam ou suprimem a dor
Antiespasmódicas – suprime a contracção do tecido muscular; atenuam as cãibras
Narcóticas ou sonoriferas – provocam o sono
Cefálicas – curam a dor de cabeça

Sugiro algumas misturas de plantas que nos podem ajudar nesta área.

Mistura de ervas Calmante 
Valeriana + manjerico + serpilho + cidreira = colocar em partes iguais, uma mão cheia para 1/4 Litro de água, por 15 minutos beber 3 chávenas por dia.

Mistura de ervas antiespasmódica (cãibras )
Tília + camomila + Laranjeira-doce (folhas) + cidreira = misturar as ervas em partes iguais, colocando uma pitada por chávena em infusão de 2 minutos. beber tépido.

Mistura de ervas sonorifera
Tília (4partes) + flores de laranjeira (4partes) + Mangerona (4partes) + Papoila (2partes) + Alfazema (2partes) + Valeriana (3partes) = fazer a mistura tendo em atenção as quantidades e colocar uma pitada da mistura em infusão e beber depois de jantar.

Na gravidez
Em grávidas os calmantes naturais apenas podem ser utilizado com orientação médica pois podem ter inúmeros efeitos secundários. Mas um que não apresenta contra-indicações é o sumo natural de maracujá.

 

 

Advertisements

4 Comments Add yours

  1. Desconhecia sobre o maracujá. A minha avó falava muito na alface que dava sono. Por aqui antes de deitar é sempre um cházinho e optamos por camomila a maioria das vezes.

    Liked by 1 person

  2. Elisabete Gonçalves says:

    Ainda bem que falas nisso. Hoje dormi tão mal… Já agora, se tiveres sugestões botânicas para combater o calor, também agradecemos. Isto aqui está que não se pode…

    Liked by 1 person

    1. Ora ai está uma boa ideia, vou estudar fazer uma recolhe de algumas! mas nada que o chá de hortelã não resolva assim como fazem em Marrocos para baixar a temperatura do corpor

      Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s