Limpeza natural – Fórmula 3 ingredientes acessíveis

Diariamente, somos “obrigados” a utilizar detergentes nas nossas casas. Mas será que sabemos mesmo o que estamos a utilizar e o quanto estamos a prejudicar a nossa saúde?
Sabemos a maior parte dos ingredientes, eles estão nos rótulos, mas não basta ler é preciso ter um dicionário cientifico para os conseguir traduzir.

Quantos de vós não ficou com as mãos secas ou pele irritada, depois de tocar em detergentes?

Os detergentes comuns que encontramos no mercado, possuem vários produtos químicos na sua composição, alguns derivados do petróleo como o Benzeno.

O benzeno é um hidrocarboneto aromático, que em pesquisa cientifica, está relacionado com vários tipos de cancro e não existe um limite seguro para a sua ingestão. Pode ser encontrado em refrigerantes, detergentes, náilon, borracha sintética, etc.

As embalagens de detergentes, alertam o consumidor para manter o produto fora do alcance das crianças e dos animais domésticos, para não ingerir o produto, evitar a inalação e o contacto com os olhos.

Pergunto, porque é que todos estes ingredientes que estão provados como causadores de cancro e outras doenças, ainda continuam a circular! Porque é que ainda não foram proibidos pelos órgãos saúde? Um possível resposta… Existe excesso na industria petrolífera! Como vão rentabilizar o excesso? Entre outros, adicionando nos detergentes!

Cabe-nos a nós alertar a sociedade destes perigos silenciosos, que estão nas nossas casas todos os dias. Cabe-nos a nós, escolher o que colocamos no nosso lar.

Deixo-vos uma receita bem simples, para que possamos ir excluindo todos os produtos tóxicos da nossa vida quotidiana.

Na receita vamos usar vinagre de vinho branco, produto que podemos usar para limpar tudo desde a casa de banho a vidros. O vinagre reage como um desinfectante natural.

Alfazema com o seu cheio perfumado e as suas propriedades calmantes que ajudam a libertar o stress. A palavra lavanda (também conhecida por alfazema) significa “lavar” foi utilizada durante séculos para banhos. Tem propriedades antimicrobianas. É então um grande ingrediente para adicionar na nossa formula de limpeza.

O Tomilho tem uma grande importância na nossa medicina caseira, especialmente para a tosse e expelir o muco. É um excelente antimicrobiano natural, era usado no passado para matar os parasitas e fungos da pele e limpar feridas. E Surpresa! Também o podemos usar na nossa formula de limpeza.

Ingredientes

1L Vinagre

1 Xícara de folhas e flores de tomilho secas

1 Xícara de flores de alfazema seca ou umas gotas de óleo essencial

Colocar as ervas secas e óleo essencial num recipiente e encher com o vinagre. Deixar repousar por 24 horas no dia seguinte o vinagre deve ter um cor vermelha (a cor vermelha vem do tomilho). Para ser mais fácil aplicar colocar a nossa formula num recipiente de spray.

Boas limpezas e transformações!

3 Comments Add yours

  1. Ana Gui says:

    Que excelente partilha! Vou experimentar!
    Muito obrigada!

    Liked by 1 person

  2. Sparkyjen says:

    I don’t know what all the words say, but I am feeling healthier just looking at the pictures. Nowadays, I am making a lifestyle of eating, cleaning, thinking, and being more conscious of my health, and that of my family. Even pictures help to keep me on track. Thanks for sharing!

    Liked by 2 people

  3. Carters code says:

    merci Lyne! j’adore ta contribution du falafel de A à Z!

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s