Dente-de-leão – Será mesmo uma “erva daninha”?

Dente-de-leão (Taraxacum officinale) 

Família: Asteraceae
Nome vulgar: Coroa-do-Monge,O-teu-pai-é-careca, relógio-do-pastor, Amor-dos-Homens, Taráxaco.
Habitat: planta tolerante a todo o tipo de solos. Muito comum em Portugal nos campos, prados, caminhos e nos lugares incultos.
Partes utilizadas: toda a planta

O dente-de-leão, fez parte da infância de todos nós, quem nunca soprou as suas bolas felpudas e sussurro segredos e desejos ao vento, esperando que este os leve ao destino. O dente-de-leão é também chamado de relógio-do-pastor, as flores abrem as 5 da manha e fecha ao fim do dia.

É vista como uma planta que recorda memorias de crianças, porém quando adultos é considerado por maioria, uma erva daninha. Mas as ervas daninhas são apenas plantas cujas virtudes desconhecemos. Depois de conhecer as suas propriedades vai pensar duas vezes antes de as pisar no quintal.
É uma das plantas mais úteis na Europa com grande poder medicinal, possivelmente é a planta mais segura e com maior activa diurética, assim como uma das melhores para tratar problemas do fígado.

Durante a segunda guerra mundial, foi extensamente cultivado, como fonte de borracha, produzida com o látex das raízes. É irónico, os venenos usados por jardineiros para erradicar o dente-de-leão, são as mesmas toxinas esta planta oferece ao nosso corpo para curar diversas maleitas.

Sabiam que podemos fazer café com as raízes dos dente-de-leão? Basta cortar a raiz aos bocadinhos, tostar depois de seca e ralar, um excelente substituto do café. E a sua flor é utilizada para produzir cerveja?

Atividade farmacológica: minerais, antimicrobial, antidiabético, anti-inflamatória, hepatoprotetor, Amargo digestivo e colagoga.

Uso externo: As suas folhas podem ser utilizadas para compor saladas e sandes.
É utilizado na cosmética, muito rico em minerais, ajuda na hidratação da pele e acalma irritações cutâneas. Excelente loção de limpeza para peles com tendência a acne e a acumulação de impurezas. 

Uso interno: As suas folhas, são um potente diurético, muito utilizada em dietas de emagrecimento, apresenta grandes quantidades de potássio, ajuda a expelir fluidos que provocam a terrível celulite que aterroriza a maioria das mulheres. Limpa úlceras no trato urinário.
A sua raiz estimula os rins e o movimento do fígado, assim ajuda a digestão, acelera os fluidos e a bílis, óptimo para pedra nos rins. E um eficaz desintoxicante do fígado e da vesícula, Funciona como um laxante suave. A seiva leitosa dos pedúnculos serve para tratar verrugas.

Horta: O Dente-de-leão é um grande auxiliar na nossa horta. Uma das plantas preferidas dos polinizadores, alimento de primavera para as abelhas. A sua raiz é muito benéfica para os solos duros e compactados, ajudando a quebrar e torna-lo mais solto, é um grande produtor de húmus. Transportam para a superfície minerais que existem na profundidade, promovendo a restauração dos solos. É muito utilizado para fazer preparados de agricultura biodinâmica.

Receitas com Dente-de-leão:

Tónico para o fígado – Decocção da raiz (uma parte de raiz para 20 de água), deixar ferver 20 minutos e tomar 1 colher de chá 2 vezes ao dia.

Congestão hepática – Raiz de dente-de-leão cortadas em fatias e cozidas em água com algumas folhas de Rumex acetosa e uma gema de ovo, tomado diariamente durante 1 mês.

Tónico de pele: Limpar a pele com uma decocção da raiz, usar duas vezes ao dia, acalma e é anti-inflamatório.

As pessoas com tendência para problemas de anemia, diabetes, fígado, vesícula e reumatismo obtêm bons resultados com um tratamento sazonal durante 4 a 6 semanas, elaborado com um extracto aquoso dente-de-leão, urtiga e agrião.

 

Esta fantástica planta é segura, pode ser usada em grandes quantidades.

Advertisements

One Comment Add yours

  1. Muito bom artigo! Desmistificar uma planta ao alcance de todos nós. É seguro colher em qualquer lado e qualquer altura do dia?

    Ana

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s